Em mais de 20 anos como professora, uma das atividades que eu mais gosto de fazer é levar os estudantes para “passeios” e visitas pedagógicas, nesse período descobri que além de uma excelente estratégia pedagógica isso me conectava mais aos meus alunos, ao ponto de até hoje, mesmo fora da sala de aula da educação básica há 4 anos eu ainda receber mensagens de ex-alunos e alunas dizendo o tanto que aquele momento foi importante para eles.
Neste ano tive uma experiência diferente e gostaria de compartilhar com você, caro leitor, recentemente o amplifica lançou seu mais novo projeto de “dominação mundial” se assim podemos falar… o Tá pronto uma plataforma de marketplace onde professores podem ampliar a sua renda vendendo seus materiais didáticos, e também economizar tempo baixando ou comprando materiais dos seus colegas, se você não conhece corre aqui nesse link: https://teste.jatapronto.com.br/.
Com o lançamento do Tá pronto, sentimos a necessidade de participar novamente do Web Summit Brasil, já havíamos frequentado o evento em 2023 onde validamos a ideia do Tá pronto e com o lançamento fomos em busca do tão sonhado investimento. Isso ainda é uma novidade para mim e para a Carla, pois desde que nos tornamos empreendedoras todas as nossas ações foram realizadas com o nosso trabalho e muitas vezes com o nosso próprio dinheiro. Mas com sonhos maiores surgiu a necessidade de contar com a força do mercado, será que ele topa melhorar a vida dos professores? Descobriremos nos próximos capítulos da história de 2024 e 2025.
A ideia era levar o Tá pronto para o Web Summit e compartilhar por lá o que estamos vendo acontecer por aqui nos bastidores. E aí, como duas boas professoras, resolvemos convidar alguns educadores para estar conosco, e sobre isso eu queria falar hoje.
Como é bom abraçar uma pessoa que você conheceu virtualmente, né? Materializar o outro é algo muito potente, que nunca percamos isso, o impacto do físico é grande na vida da gente. Desde o momento que criamos o grupo no WhatsApp para a viagem até o primeiro dia do Web Summit foi uma “farra” só com milhões de conexões. E como toda visita a campo nos aprofundamos nas nossas relações.
Por isso professor e professora não desistam das saídas pedagógicas, das saídas a campo, das visitas a museus, como dizia um grande amigo meu (Kadu Braga) a sala de aula é o mundo.
Dito isso seguem as principais percepções que tive durante o Web Summit.
Dia 1 (16/04)
A nossa primeira parada no Web Summit 2024 foi no palco durante a abertura, fomos convidadas a subir e nos unirmos às fundadoras de Startups que estariam no evento. Foi um momento muito emocionante ver nossa empresa representando o poder das mulheres empreendedoras. Daí para frente, como dizia minha vó, foi só para trás…
Fizemos uma entrevista com a Marina Araújo que passou no Jornal Hoje (https://globoplay.globo.com/v/12522457) conhecemos a Nanda Kitsu uma empresária mineira mas que vive em Florianópolis. Ela é CEO da Kitsu Mental Health, que ajuda empresas a promover uma gestão centrada na saúde mental. Ela passou um perrengue danado até chegar no evento, foi preciso até pegar barco, o que mostra que empreender não é para quem abandona a ideia nas primeiras dificuldades, depois de uma longa jornada ela estava lá, falando para milhões de pessoas no JH. Bom, após nossos segundos de fama global seguimos para visitar todos os pavilhões e conhecer as novidades para este ano.
Alguns destaques:
- Banco do Brasil: engajado na inovação e no negócio sustentável, estava com dois ambientes super acolhedores, um deles somente para mulheres na tecnologia
- ENG: empresa de TI e consultoria em Transformação Digital, trouxe uma solução de IA com captura de câmeras que podem ser adaptadas para analisar o local em que as pessoas mais circulam na empresa e assim apoiar as equipes de T&D na escolha do local onde deixar aviso e materiais informativos sobre os próximos cursos.
- Udemy: estava por lá também mostrando o alcance dos seus cursos e um número de alunos extraordinários. E você? Já fez alguma formação por lá?
- Manychat: a ferramenta de marketing conversacional que nos foi apresentada por nossa parceira Lu Baldo e que já é usada por muitos usuários do “Tá Pronto”.
Quem vai para o Web Summit sabe que a sensação de estar perdendo alguma coisa é constante, então aproveitamos o horário após o almoço para assistir a palestra da Bianca Andrade, a Boca Rosa: The highs and lows of entrepreneurship. Onde ela compartilhou sua jornada, e nos convidou a investir na nossa intencionalidade, e nos questionarmos sobre as coisas que queremos para a nossa vida. Boca Rosa tem planos ambiciosos e quer faturar 1 bilhão até 2030.
E ao final do dia fomos descansar as pernocas e curtir o happy hour que sempre rola no Web Summit.
Dia 2 (17/04)
Começamos o dia encontrando nosso parceiro Felipe Matos da Raízen, e aproveitamos para dar uma olhada nas startups.
Seguem algumas que me chamaram a atenção:
- Xpecies: apresentando o aplicativo pioneiro de sequenciamento de habilidades. Com ele você pode avaliar habilidades para desbloquear caminhos de carreira personalizados.
- Boomit: trouxe um simulador de desempenho, desempenho para liderança e equipes.
- Apprenty: é uma ferramenta de gestão para funcionários de linha de frente, usando IA e gamificação.
- riftOne: um dispositivo acessível e aprimorado por IA que recompensa a educação e a criatividade, tornando o acesso digital universal.
- openpbl.ai: apresentando um treinamento comportamental orientado por IA.
- edutivo: uma edtech que permite que pequenas empresas tenham uma estratégia de treinamento com uma plataforma LMS, criação de conteúdo e marketplace.
Fizemos uma rápida parada no Executive Lounge a convite do Felipe (Raízen) para conhecer o COO do Web Summit, achamos muito chique frequentar um lugar que somente executivos podem entrar.
Participamos do Brasília Meetup e corremos para a sessão sobre o futuro das mulheres na tecnologia onde fomos apresentados ao panorama da presença feminina no mercado de tecnologia e na voz da Rafaela Frankental fomos totalmente representadas:
“Se você que está aqui conhece uma empreendedora, apoie o negócio dela, se você é investidor, invista, se você é líder de equipe, contrate, a defasagem ainda é muito grande, mas você pode mudar tudo isso.”
No palco principal conferimos uma roda de conversa bem interessante conduzida pela jornalista Christiane Pelajo (CNBC Brasil) onde participaram Rodrigo Marques (Claro), Mate Pencz (Loft) e a queridíssima Luiza Trajano (Magazine Luiza). Mais uma vez ficou claro a força do empreendedorismo feminino. Luiza foi ovacionada em diversas falas, principalmente quando falou da importância da educação no Brasil.
Depois assistimos à sessão do Brian Collins (Collins), um dos pontos altos do evento, ele nos convidou a fazer tantas transformações de forma que o futuro se torne inevitável nas nossas vidas e nas nossas comunidades. Contou os cases do Spotify e da Bose, ele certamente é um dos melhores palestrantes que eu conheço.
Assistimos às rodadas de pitch, primeiro porque planejamos fazer rodadas de pitch para o Tá pronto, e em segundo para aprender. Fomos surpreendidas com a desenvoltura de tantos jovens. E outro ponto de atenção é o fato do pitch ter que ser feito em inglês, isso deixa as pessoas um pouco inseguras, mas elas foram lá e mandaram ver, eu achei inspirador a coragem.
Também aproveitamos para visitar os estandes da:
- Magazine Luiza: que anunciou a primeira cloud brasileira, um exemplo para todas nós.
- Cesar School: nossos parceiros de vários anos estavam por lá contando pra todo mundo as novidades dos seus programas.
- Drika Brindes: que fez o maior agito e o estande estava sempre cheio, divulgando sua enorme quantidade de brindes personalizados.
Fechamos o dia curtindo um happy hour regado a Sax e DJ.
Dia 3 (18/04)
Último dia e o nosso dia! O stand da nossa empresa estaria disponível para visita. Todo mundo empolgado, animado e nervoso, porque sem frio na barriga não dá pra fazer nada.
Para nossa alegria, todas as pessoas que passaram no stand ficaram muito impactadas com o Tá pronto e com o alcance que obtivemos nos 3 primeiros meses desde o lançamento.
Treinamos o pitch de diferentes formas e o que as pessoas mais curtiram foi a possibilidade de aumento de renda para os professores.
Nossas autoras, Patricia, Janaína e Roberta Freitas arrasaram contando suas experiências e histórias de sucesso na plataforma. Nossa Comunidade Amplifica também esteve representada com os queridos Ary e Emília.
Neste mapa que o Edu elaborou você pode ter uma ideia de onde estamos chegando.
Falamos inglês, espanhol (no meu caso portunhol) e até francês e saímos de lá cheios de energia para continuar.
E aí, vocês estão prontos para a próxima aventura?
Seguimos sonhando alto com paixão e perseverança.