Guia para Atividades Adaptadas – Ensino Fundamental 2 e Médio

É com grande entusiasmo que apresento o “Guia para Atividades Adaptadas – Ensino Fundamental 2 e Médio”. Este ebook nasceu do desejo profundo de contribuir com educadores, pais e profissionais da área da educação na construção de atividades adaptadas, especialmente voltadas para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).

O “Guia para Atividades Adaptadas” oferece informações valiosas sobre as características gerais do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e do Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Compreender essas características é fundamental para a criação de atividades que atendam às necessidades específicas desses alunos.

Também apresenta princípios básicos para a adaptação de atividades, destacando a importância da individualização, da flexibilidade e da inclusão.

Para auxiliar os educadores na criação de atividades adaptadas, o guia inclui o Mapa de Empatia, uma ferramenta poderosa para entender as necessidades, desejos e motivações dos alunos com TEA e TDAH. Além disso, apresenta a Matriz CHA (Conhecimento, Habilidade e Atitude), que ajuda a identificar os principais objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para cada atividade.

O guia também oferece uma introdução à Taxonomia de Bloom, uma estrutura amplamente utilizada para classificar os objetivos de aprendizagem em diferentes níveis de complexidade. Inclui também, um checklist prático para a adaptação de atividades, que pode ser usado como um guia rápido para garantir que todas as etapas necessárias sejam seguidas durante o processo de adaptação.

Com esses recursos e informações, esperamos capacitar os educadores a criar atividades adaptadas mais eficazes e inclusivas, promovendo assim um ambiente de aprendizagem mais acolhedor e acessível para todos os alunos.

Informação adicional

R$17,90

Quantity:
+ -
Compartilhar este material
Picture of Allyson Farias Campina

Allyson Farias Campina

Descrição

Adaptar é Incluir

Professor Regente e a Inclusão

Professor e o AEE

Objetivos do AEE

Perguntas que o professor deve fazer ao AEE

Para adaptar atividades é preciso

Materiais acessíveis precisam ter

Observações Gerais (TDAH)

TDAH, o que é ?

Características do TDAH

Ajustes a adaptações básicas

Ajustes a adaptações espefíficas .

Ensino e Avaliação

Estabeleça regras e rotinas

Observações Gerais (Autismo)

Autismo (TEA)

Nas atividades .

Características da pessoa TEA

Habilidades da pessoa TEA

Estratégias úteis na Escola

Princípios básicos de adaptação de atividades

Os 8 princípios

O Mapa de Empatia

Um Board, uma Matriz, uma Taxonomia e um check-list

Board

Matriz C.H.A

Taxonomia de Bloom

Check-list para adaptações

Bibliografia

 

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Informações do Autor

  • Compartear
  • Nenhuma avaliação encontrada ainda!
  • Autor: Compartear
  • Endereço: Rua Elisa Aranha, 49, Cruzeiro
    casa
    Campina Grande
    Paraíba
    58415648

  • Állyson de Farias Campina


     

    Atuo como Professor de História há 25 anos. Essa profissão que me faz refletir todos os dias em como criar e compartilhar estratégias significativas de aprendizagem para os estudantes. Essa talvez seja a nossa grande tarefa...

    Também estou como professor do componente de Projeto de Vida no Ensino Médio, o que me fez pensar em desenvolver um e-book sobre as práticas exitosas desta disciplina.

    Além de uma Graduação, também sou Mestre em História pela UFPB. Sou Google Innovator Certified (Academia de 2019), onde fiz uma escolha que foi uma das mais significativas da minha trajetória: a de estudar e procurar, junto com meus pares, desenvolver soluções de materiais para estudantes Autistas e com TDAH. Esse é o meu grande propósito!!!