Descrição
Esse recurso contém 40 pares de cartas com a imagem das vidrarias e suas utilizações/funções nos laboratórios. Ideais para introdução de aulas práticas de ciências e metodologia científica.
Os flascards são estratégias muito úteis para trabalhar conteudos de memorização de forma mais dinâmica e diversificada.
Algumas sugestões de uso pra você!
Ideia 1: Jogo da memória
- Divida a turma em grupos e distribua os flashcards com seus pares.
- Os alunos devem embaralhar os cartões e colocá-los arrumados virados para baixo.
- Em cada rodada, um aluno de cada grupo vira dois cartões, tentando encontrar o par correto de imagem e função.
- Se acertar, ganha as cartas para o grupo. Se errar, os cartões são virados novamente e passa a vez para o próximo jogador. O grupo com mais cartas no final vence.
Ideia 2: Caça ao tesouro
- Esconda os flashcards em diferentes locais da sala de aula ou da escola.
- Divida a turma em grupos e forneça pistas para que eles encontrem os cartões.
- Cada grupo deve encontrar o maior número possível de flashcards dentro de um tempo determinado.
- Ao final, os grupos devem apresentar os flashcards encontrados e explicar algo sobre eles
ideia 3: Encontre o par
- Divida a turma em dois grupos.
- Entregue os cartões com as imagens para um grupo e os cartões com as descrições para outro grupo.
- O primeiro grupo escolhe um cartão e mostra a imagem para o outro grupo, dizendo seu nome.
- O outro grupo precisa mostrar a definição. Caso esteja certo ganha um ponto.
- Agora é a vez do grupo dois escolher uma definição e o grupo um deve encontrar dentre as suas cartas, a imagem correta. Se acertar, ganha um ponto.
- O jogo procede até encontrarem todos os pares. Ao final, o grupo maior número de pontos ganha a competição.
ideia 4: Quiz de Respostas Rápidas
- distribua os flashcards com as imagens aleatoriamente entre os alunos.
- Sorteie um flashcard com um conceito e leia para a turma.
- Os alunos devem associar a imagem do seu flashcard com a definição lida pelo professor.
- O aluno que tiver a imagem correspondente deve erguer o flashcard e, caso tenha acertado, a professora recolhe o flashcard (caso haja cópias, todos os alunos com a imagem devem levantar a mao.)
- Continue o jogo até que reste o último conceito. O aluno ou alunos com a imagem correspondente pagam a prenda pré-acordada
ideia 5: Corrida dos Flashcards
- Coloque os flashcards virados para baixo em uma linha no chão, formando um percurso.
- Divida a turma em equipes.
- Um representante de cada equipe deve correr até o primeiro flashcard e dizer o nome da imagem e o conceito atrelado à ela.
- Se a resposta estiver correta, o aluno pode avançar para o próximo flashcard. Caso contrário, ele deve retornar à equipe para que outro tente.
- A equipe que completar o percurso primeiro, respondendo corretamente a todas as perguntas, vence a corrida.
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