Rubrica de registro de aula

Rubrica para avaliação de registros de aula, com base no conceito de intertextualidade e no sistema de Cornell.

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Isabel Fernandes

Descrição

Uma aula é uma situação de comunicação em que vários textos convivem ao mesmo tempo: textos e materiais usados nas atividades, perguntas, comentários e reflexões do estudante que é o autor do caderno, dos colegas e dos professores. Nesse sentido, avaliar o caderno, envolve considerar como o aluno interpreta e articula todos os textos que compõem a aula e os registra com linguagens variadas:  frases, parágrafos breves, tópicos, esquemas, sinais, cores, letras de formatos e tamanhos variados, mapas mentais e desenhos. O sistema de anotações criado nos anos 1950, pelo prof. Walter Pauk, da Universidade de Cornell, nos EUA, foi a inspiração para a concepção da rubrica de avaliação. Nele, cada folha é dividida verticalmente em duas partes, uma para anotações, outra para palavras-chave, e na parte de baixo, um traço horizontal separa o espaço de 5 a 7 linhas para um comentário sobre a aula. Pauk imaginou que o comentário pudesse ser feito 24 horas após a aula. Eu costumo reservar 15 minutos no fim da aula para essa finalidade, mas também pode ser a lição de casa. O registro e o comentário podem ser retomados na aula seguinte, de modo a construir material para sequências didáticas, esclarecimento de dúvidas, observação dos diferentes estilos de reflexão e linguagem. A rubrica intertextual possui, portanto, três parâmetros de avaliação: composição intertextual da aula; expressividade no comentário da aula; articulação e coerência na linguagem verbal e visual.

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Informações do Autor

  • Isabel Fernandes
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  • Autor: Isabel Fernandes
  • Endereço: São Paulo
    São Paulo

  • Professora de Língua Portuguesa [Literatura, Produção de Texto e Gramática] no Ensino Médio e anos finais do Ensino Fundamental, com experiência também na Educação de Jovens e Adultos. Articuladora de área para revisão do currículo de língua portuguesa. Consultora para elaboração e avaliação de objetos de aprendizagem e currículo.

    Doutoranda em Língua Portuguesa (PUC-SP), com estudo sobre a autoria feminina no jornalismo opinativo; mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC-SP), com dissertação sobre artigo de opinião em livros didáticos de língua portuguesa, orientada pela professora Beth Brait; especialista em Docência da Língua Portuguesa, com monografia sobre ensino do gênero artigo de opinião, orientada pela professora Maria José Nóbrega; graduada e  licenciada em Letras, com habilitação em Linguística (USP), com pesquisa de iniciação científica na análise da conversação, orientada pela professora Diana Luz Pessoa de Barros.