Laboratório de Monstrinhos – Volta às Aulas

Nesta atividade, o professor dará os mesmos comandos para todas as crianças desenharem seus monstrinhos. No final, elas perceberão que mesmo com os mesmos comandos, os monstrinhos serão diferentes, porque todos nós somos diferentes.

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GIOVANA BAGGIO SCHUBERT

Descrição

Objetivos: Desenvolver a criatividade e a imaginação dos alunos. Aprender a seguir instruções e interpretá-las de forma única. Desenvolver habilidades motoras finas. Desenvolver habilidades cognitivas, emocionais e psicomotoras. Habilidades socioemocionais desenvolvidas:

  • Auto expressão: os alunos terão a oportunidade de expressar sua criatividade e imaginação.
  • Resiliência: os alunos aprenderão a lidar com a frustração e a superar obstáculos.
  • Empatia: os alunos aprenderão a apreciar as diferenças entre suas interpretações e as de seus colega

Atividade:

1. Divida a turma em pares.(PODE TAMBÉM SER INDIVIDUAL¹)

2. Dê a cada par a folha de atividade e lápis

3. Dê a cada par uma lista de pistas para criar um monstrinho. As pistas devem ser vagas o suficiente para permitir que os alunos usem sua imaginação, mas específicas o suficiente para orientá-los na criação de um monstrinho.

Aqui estão algumas sugestões de pistas: Desenhe uma cabeça grande e redonda

Faça um corpo coberto de pelos

Desenhe dois ou três olhos bem expressivos

Um nariz com uma forma geométrica que você prefira

A boca deve ser grande e ter um número ímpar de dentes

Os braços devem ser bem longos ou bem curtos. Não se esqueça das mãos!

As pernas devem ser curtas, os pés devem lembrar os pés de um animal.

As orelhas devem ser pontudas!

Chifres bem fofinhos!

Faça um umbigo verde

Pinte o corpo e a cabeça com a cor de pele que você preferir.

 

1. Dê aos alunos tempo suficiente para criar seus monstrinhos.

2. Peça a cada aluno que apresente seu monstrinho para a turma e explique como eles interpretaram as pistas.

3. Para cada monstrinho apresentado, faça perguntas que correspondam a diferentes níveis da Taxonomia de Bloom.

Aqui estão alguns exemplos de perguntas para cada nível:

 ·Lembrar: Quais pistas você usou para criar seu monstrinho?

·Compreender: Como você interpretou as pistas para criar seu monstrinho?

·Aplicar: Como você usou as pistas para criar seu monstrinho?

·Analisar: Como seu monstrinho é diferente dos outros monstrinhos criados pela turma?

·Avaliar: O que você acha que poderia ter feito de forma diferente para melhorar seu monstrinho?

·Criar: Como você poderia criar um novo monstrinho usando as mesmas pistas de uma maneira diferente?

Para finalizar a atividade, converse com os alunos: A importância de respeitar as diferenças entre as pessoas é fundamental para uma sociedade mais justa e inclusiva. É importante que as crianças aprendam desde cedo a valorizar as diferenças e a apreciar as perspectivas únicas que cada indivíduo traz consigo. Ao criar seus monstrinhos, os alunos terão a oportunidade de expressar sua criatividade e imaginação de maneira única, e aprenderão a apreciar as diferenças entre suas interpretações e as de seus colegas. Além disso, a atividade de desenho de monstrinhos pode ajudar a desenvolver habilidades sócio-emocionais importantes, como colaboração, auto expressão e resiliência. Espero que esta atividade ajude seus alunos a aprender a valorizar as diferenças e a apreciar as perspectivas únicas que cada indivíduo traz consigo.

POR FIM, EXPONHA A ATIVIDADE!

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  • Sou Giovana Baggio Schubert, uma educadora apaixonada por inovação pedagógica e tecnologia educacional. Há mais de 20 anos, atuo como professora de Fundamental Anos Iniciais numa escola particular de Itapetininga, onde integro ferramentas digitais e metodologias ativas ao currículo escolar, buscando promover a aprendizagem significativa e colaborativa dos meus alunos.

    Além de lecionar, atuo como  assessora pedagógica PJ, responsável pela formação e assessoria aos professores do município de Torre de Pedra, para o uso de tecnologia na educação.  Possuo licenciatura em Letras, bacharelado em Administração e pós-graduação em Psicopedagogia. Sou certificada pela Microsoft e pelo Google como educadora inovadora, e tenho participado de diversos cursos e eventos sobre tecnologias educacionais, ensino híbrido e inovação pedagógica. Meu objetivo é contribuir para o desenvolvimento de uma educação de qualidade, inclusiva e transformadora, que prepare os estudantes para os desafios do século XXI.