Descrição
Objetivos: Desenvolver a criatividade e a imaginação dos alunos. Aprender a seguir instruções e interpretá-las de forma única. Desenvolver habilidades motoras finas. Desenvolver habilidades cognitivas, emocionais e psicomotoras. Habilidades socioemocionais desenvolvidas:
- Auto expressão: os alunos terão a oportunidade de expressar sua criatividade e imaginação.
- Resiliência: os alunos aprenderão a lidar com a frustração e a superar obstáculos.
- Empatia: os alunos aprenderão a apreciar as diferenças entre suas interpretações e as de seus colega
Atividade:
1. Divida a turma em pares.(PODE TAMBÉM SER INDIVIDUAL¹)
2. Dê a cada par a folha de atividade e lápis
3. Dê a cada par uma lista de pistas para criar um monstrinho. As pistas devem ser vagas o suficiente para permitir que os alunos usem sua imaginação, mas específicas o suficiente para orientá-los na criação de um monstrinho.
Aqui estão algumas sugestões de pistas: Desenhe uma cabeça grande e redonda
Faça um corpo coberto de pelos
Desenhe dois ou três olhos bem expressivos
Um nariz com uma forma geométrica que você prefira
A boca deve ser grande e ter um número ímpar de dentes
Os braços devem ser bem longos ou bem curtos. Não se esqueça das mãos!
As pernas devem ser curtas, os pés devem lembrar os pés de um animal.
As orelhas devem ser pontudas!
Chifres bem fofinhos!
Faça um umbigo verde
Pinte o corpo e a cabeça com a cor de pele que você preferir.
1. Dê aos alunos tempo suficiente para criar seus monstrinhos.
2. Peça a cada aluno que apresente seu monstrinho para a turma e explique como eles interpretaram as pistas.
3. Para cada monstrinho apresentado, faça perguntas que correspondam a diferentes níveis da Taxonomia de Bloom.
Aqui estão alguns exemplos de perguntas para cada nível:
·Lembrar: Quais pistas você usou para criar seu monstrinho?
·Compreender: Como você interpretou as pistas para criar seu monstrinho?
·Aplicar: Como você usou as pistas para criar seu monstrinho?
·Analisar: Como seu monstrinho é diferente dos outros monstrinhos criados pela turma?
·Avaliar: O que você acha que poderia ter feito de forma diferente para melhorar seu monstrinho?
·Criar: Como você poderia criar um novo monstrinho usando as mesmas pistas de uma maneira diferente?
Para finalizar a atividade, converse com os alunos: A importância de respeitar as diferenças entre as pessoas é fundamental para uma sociedade mais justa e inclusiva. É importante que as crianças aprendam desde cedo a valorizar as diferenças e a apreciar as perspectivas únicas que cada indivíduo traz consigo. Ao criar seus monstrinhos, os alunos terão a oportunidade de expressar sua criatividade e imaginação de maneira única, e aprenderão a apreciar as diferenças entre suas interpretações e as de seus colegas. Além disso, a atividade de desenho de monstrinhos pode ajudar a desenvolver habilidades sócio-emocionais importantes, como colaboração, auto expressão e resiliência. Espero que esta atividade ajude seus alunos a aprender a valorizar as diferenças e a apreciar as perspectivas únicas que cada indivíduo traz consigo.
POR FIM, EXPONHA A ATIVIDADE!
Avaliações
Não há avaliações ainda.